Páscoa é passagem. Esperança de vida nova, de dias melhores. Vivemos um período muito assustador em decorrência da pandemia da Covid-19. Atualmente estamos mais tranquilos em relação a esse tema, mas observamos grandes sequelas deixadas por esse mal mundial, um deles é a ansiedade.
Vemos no dia a dia crianças que desenvolveram o imediatismo e outras que não conseguem desprender-se de seus eletrônicos, pais angustiados, tensos, com medo, professores que desejam fazer o melhor, mas que muitas vezes se deparam com essas e outras emoções, inclusive com suas próprias emoções.
Retomar o cotidiano é um desafio, mas não é impossível.
Ensinar as crianças a esperarem momentos e curtir a espera, construírem seus brinquedos, a alegrarem-se com pequenos detalhes, acharem graça nas brincadeiras com os amigos, compartilhar um lanche, ganhar um brinde, são algumas das ações propostas para a construção da cesta ou sacola de Páscoa de cada aluno.
Nosso maior objetivo com esta ação foi proporcionar que as crianças possam lembrar sorrindo desses momentos que passaram durante a semana e viver alegria de ver, finalmente, seu presente montado. Cada um podendo aproveitar suas guloseimas e brinquedos, compartilhando as histórias dos bons momentos vividos.
Mas, e ansiedade? Foi superada pelos desafios diários e tornou-se saudável com o resultado obtido pelas ações. Em pequenas quantidades, a ansiedade pode trazer imenso prazer.
Desta forma, convidamos pais e educadores a ensinarem as crianças a esperar, a curtir os momentos, a vibrar com pequenas conquistas, que se alegre com coisas simples, também é importante reforçar os laços familiares e de amizades.
Que nesta Páscoa possamos acreditar na vida nova!
Feliz Páscoa!