A gestão da Escola Aldeia do Sol tem uma visão diferenciada de tempos e espaços pedagógicos do ambiente escolar. Há uma organização tradicional da escola com salas, carteiras e cadeiras, mas também existem várias possibilidades de atividades pedagógicas na área externa, embaixo da sombra de uma árvore, no pátio de equitação, na trilha ecológica e em vários ambientes que constituem o espaço escolar.
Ao promover uma educação com o protagonismo dos alunos, a Escola é um reflexo do mundo. Segundo Jose Pacheco da Escola da Ponte “Uma escola não educa para a cidadania, educa na cidadania, em espaços onde se exercite uma liberdade responsável”, diz. E completa: “Reflitamos sobre competências-chave do século 21: interagir em grupos heterogêneos da sociedade, agir com autonomia, usar ferramentas interativamente, competências que, dificilmente, o modelo de ensino convencional logra desenvolver”.
Dessa forma, cabe ao gestor prover espaços e tempos diferenciados do que comumente encontra-se numa escola para que os alunos tenham oportunidade de desenvolver seus projetos de autoria, que seja possível aplicar na prática e significativamente os conteúdos ali estudados.
Deve-se buscar a recriação dos espaços e tempos pedagógicos. Os alunos protagonistas devem ter contato com o mundo exterior através de aulas passeios, devem interagir com pessoas dos mais diversos locais.
Na Escola Aldeia do Sol os alunos são privilegiados com um espaço que tem o contato com a natureza. Neste espaço encontram-se árvores, plantas, trilha ecológica, horta, que fazem parte da experiência dos alunos no cotidiano. Elementos da natureza nas aulas ativam todos os sentidos dos alunos.
Existe também o espaço tecnológico, onde entende-se que a tecnologia está a serviço dos estudantes e não os estudantes escravos tecnológicos.