“A educação socioemocional (ESE) é o processo de adquirir habilidades necessárias para reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver cuidado e preocupação com outros, estabelecer relações positivas, tomar decisões responsáveis e manejar situações desafiadoras de forma eficaz.” (Weissberg, Goren, Domitrovich & Dusenbury, 2013). Para que isso ocorra a escola deve trabalhar com as Habilidades da Base Comum Curricular (BNCC) e promover o melhor espaço de aprendizagem para os estudantes, entretanto também é dever da família instruir e orientar as crianças em suas principais fases de vida, com processos de organização, autoestima, tomada de decisões e consciência social. Assim, temas relacionados ao projeto de vida do aluno, autonomia e identidade cultural são trabalhados nas disciplinas de Projeto de Vida e Empreendedorismo no Colégio Aldeia do Sol para turmas de Fundamental 2 e Ensino Médio.
É de fundamental importância que a família esteja presente no processo de aprendizagem do estudante, pois o vínculo familiar é a principal referência de afetividade das crianças e jovens e o primeiro ambiente social que vivenciam. A base da criança surge a partir das relações que possuir dentro de casa, ou seja, as primeiras experiências de aprendizagem social. Para que haja uma boa convivência é essencial que haja interação e afeto, assim é possível que assimilem as regras de casa, as primeiras palavras e até os primeiros passos.
Para o acolhimento do aluno e da família deve-se trabalhar autonomia e autoestima de ambas as partes, pois o vínculo afetivo presente na comunidade escolar é significante, sendo assim questões pessoais devem ser trabalhadas desde a primeira infância, assim orientar família e aluno encadeiam processos positivos no desenvolvimento de todos. A BNCC, inclusive, ressalta a importância do autoconhecimento para a aprendizagem, conforme define nas competências gerais:
“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas” (BNCC, 2018, p. 9).
O SAE Digital, material pedagógico atual da rede contempla algumas dicas para auxílio na parte familiar, são elas:
- Perguntar frequentemente como foi o dia na escola;
- Ajudar a fazer o dever de casa;
- Se colocar à disposição caso haja algum problema;
- Incentivar a criança a estudar;
- Dar importância à vida escolar;
- Reforçar positivamente as atividades que a criança realiza;
- Corrigir o que for necessário;
- Ensinar bons hábitos nas aulas e no ambiente escolar;
- Participar das reuniões e dos eventos;
- Elogiar as atividades escolares da criança;
- Buscar saber o que ela pensa e sente sobre os estudos;
- Entender suas dificuldades para poder ajudar;
- Ouvir o que ela tem a dizer;
- Dar atenção ao que ela compartilha sobre os estudos.