Transição Escolar: desenvolvendo a Educação Plena.

14 de setembro de 2022 | Rede Solaris Educacional


Transição Escolar: como ajudar seu filho a desenvolver uma Educação Plena. 

 

São 3 as grandes fases de transição escolar na Educação Básica, da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, depois do 5° para o 6° ano, e finalmente, do 9º ano para o Ensino Médio. 

Cada uma das fases têm os seus desafios. “As diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estão previstas a necessidade de acolhimento da criança em sua entrada no Ensino Fundamental, da promoção e manutenção de um ambiente receptivo, que seja agradável, desafiador e acolhedor.” 

No Colégio Aldeia do Sol, “As crianças ainda permanecem junto com as turmas do Infantil 5, são acompanhadas pelos professores no momento da cantina e recreio, a aprendizagem lúdica ainda permanece, bem como, a estrutura da sala de aula e a rotina que se aproxima muito daquela que já estão habituadas, a partir do segundo semestre que são introduzidas rotinas próximas daquela que irão vivenciar no segundo ano”, explica a coordenadora Andreia Suelen. 

Outro aspecto muito importante nesta fase é o acompanhamento das famílias, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Rafaela Kublinski, professora do primeiro ano há 6 anos no Colégio Aldeia do Sol, relata que para auxiliar os pais, mantem-se uma boa comunicação com as famílias, tanto presencial como virtual, utilizando o App de comunicação, onde diariamente é descrito o que foi desenvolvido no Colégio e orienta sobre as tarefas de casa e possibilidades de atividades que podem ser realizadas pelas famílias para potencializar aquilo que foi realizado em sala de aula. 

 

Na transição escolar para o 6૦ ano, os estudantes enfrentam inúmeros desafios. O primeiro é no corpo e um mundo novo é descoberto no que se refere também as emoções. 

Na sequência, surgem os desafios acadêmicos, o primeiro deles pode ser uma mudança de escola. Essa transição de ambiente estimula muitos questionamentos e os estudantes começam a ter dúvidas sobre a nova escola, se farão novos amigos, se irão se acostumar com as novas diretrizes escolares, se serão aceitos. Os estudantes também constatam que perderam o professor único, agora são vários professores, um para cada disciplina; novos horários e uma complexidade maior nos conteúdos. Além disso, os anos finais exigem mais habilidades socioemocionais, como autonomia, organização e responsabilidade.  

Para auxiliar os alunos que irão iniciar no 6° ano, no Colégio Aldeia do Sol, possuímos um professor tutor, que fica responsável por acompanhar os alunos desta fase a organizarem-se, nas diferentes disciplinas, e a desenvolverem a autonomia necessária para acompanhar as atividades do cotidiano.  

Dilselene Reis, docente de Empreendedorismo e Filosofia nas turmas do 6° ano, afirma que a tutoria “ajuda os estudantes a se organizar melhor, a desenvolver mais resiliência e tolerar frustrações, vão aprender a trabalhar em equipe e de forma colaborativa”.

  

A partir do 9º ano, os estudantes vão recebendo conhecimentos e oportunidades de amadurecimento pessoal e acadêmico para formação de uma base que será útil para toda a vida, a Educação Plena. A partir desta série já têm contato com o quadro de docentes que irão acompanhá-los no Ensino Médio. A disciplina de Projeto de Vida também já está inserida, para ir auxiliando os alunos a descobrirem suas habilidades e facilitar a escolha dos itinerários que compõem o Ensino Médio. 

Os estudantes de Ensino Médio fazem parte de uma fase de mudança de patamar, diz a professora Prisciely “esses jovens vão aprender a ter autoconhecimento e autonomia, a trabalhar melhor com os recursos tecnológicos que estão à sua disposição, gerenciar o tempo e atuar na própria comunidade”. Temos programas que favorecem a personalização do estudo e o alto desempenho acadêmico de todos. 

Assim, se as mudanças na vida são inevitáveis e os estudantes precisam se adaptar a elas, uma das funções da escola e dos pais é promover tranquilidade para alunos e filhos em cada uma dessas fases de transição.